Manuel Henrique1924

 

É tradição entre algumas pessoas em Amparo que Manuel Henrique, vulgo Maneco Bota, teria sido prefeito da cidade por algum tempo. Entretanto, nenhuma das listas de prefeito existentes menciona seu nome. Manuel Henrique, industrial, patriarca de família bastante conhecida e estimada em Amparo, segundo seu necrológio era pai de Edmundo Henrique, Elmano Henrique e Ana Henrique (seria pai de Áureo Henrique?)(5). Seria bastante difícil que um fato como esse, o de que ele ocupara a chefia do Executivo Municipal, fosse ignorado.

Por isso, iniciamos nossa pesquisa sobre ele com muito ceticismo. Mas, verificamos que a tradição era verdadeira; Manuel Henrique realmente foi vice-prefeito e assumiu a prefeitura.

Ele fora eleito em dezembro de 1923 para o cargo de vereador, obtendo 624 votos no 2º turno(1). Em janeiro de 1924 foi eleito vice-prefeito, ao tempo em que o Dr. Constâncio Cintra era escolhido prefeito(2). Em 26/10/1924 foi publicado o edital de venda da Fazenda Modelo, assinado  por Manuel Henrique, vice-prefeito em exercício no cargo de prefeito, substituindo interinamente ao Dr. Constâncio Cintra(3).

Fica, assim, confirmada a versão de que Manuel Henrique foi prefeito de Amparo durante algum tempo.

Em janeiro de 1925 Manuel Henrique foi reeleito vice-prefeito (4). A 10 de outubro desse ano, porém, os jornais noticiavam o seu falecimento(5).

 

NOTAS

 

(1) – 16/12/1923 – resultado da eleição para vereador – Manuel Henrique, 612 votos no 2º turno (CP)

(2) – 20/1/1924 – Manuel Henrique eleito vice-prefeito – Constâncio Cintra eleito prefeito (CP)

(3) – 26/10/1924 – edital de venda da Fazenda Modelo, assinado  por Manuel Henrique, vice-prefeito, em exercício (no cargo de prefeito) (CP)

(4) – 16/1/1925 – Câmara de Amparo: Dr. Francisco de Sousa Araújo, presidente – Dr. Vasco de Toledo, vice-presidente – Constâncio Cintra, prefeito – Manuel Henrique, vice-prefeito. (OESP)

(5) – 10/10/1925 – faleceu o vice-prefeito Manuel Henrique, industrial, casado com Lídia Dias Henrique, pais de Edmundo, Hermano e Ana. Era cunhado de Francisco dos Santos, industrial em São Paulo, Silvério Dias de Oliveira e Antônio Dias de Oliveira. (CP)

Comments are closed.