CARVALHO

 

                        TRONCO I

 

I – Manoel José de Carvalho, casado com Gertrudes Maria de Morais, é o casal que constitui o tronco da família Carvalho em Amparo. Ele foi encontrado morto na “estrada do Cascalho (Cascalho hoje é Pedreira), no mato perto do caminho e perto desta capela, o corpo… já corrompido, sem sinal de ofensa”, em 1835. Foram pais de:

1 – Maria, batizada no Amparo em 1834;

2 – Luís Antônio de Carvalho, natural de Nazaré, casado no Amparo em 1835 com Maria Gertrudes de Lima, natural de Bragança, filha de Manoel de Miranda e Cândida Maria Pereira. Luís Antônio de Carvalho, viúvo de Maria Gertrudes de Lima, casou no Amparo em 1856 com Maria Joaquina de Jesus, filha de Miguel Antônio de Camargo e de Delfina Maria de Jesus. Luís Antônio de Carvalho também foi casado com Maria Pereira, como consta de um assento de batismo datado de 31/12/1841 (BA-4:7v – mas talvez seja a própria Maria Gertrudes de Lima, que também era conhecida por Maria Gertrudes Pereira). Luís Antônio de Carvalho comprou de Martinho Lopes de Lima uma casa na Rua Direita, confrontando com João Bueno da Cunha, em 1860 (1°of.7:5v). Luís Antônio e Maria Gertrudes tiveram:

2.1 – Josefa Maria de Lima, batizada em 1842, que se casou no Amparo em 1858 com Joaquim de Pontes Paz, filho do falecido José Munhoz de Pontes e de Alexandrina Maria da Conceição;

2.2 – Antônia Maria de Lima, filha de Luís Antônio de Carvalho e Maria Gertrudes de Lima, casou no Amparo em 1867 com  José Antônio da Silva, filho de Miguel Antônio de Camargo e Delefina Maria de Jesus. (CA-5:112)

2.3 – Firmino, batizado no Amparo em 1851, sendo padrinhos Modesto Pires de Ávila e Maria Antônia de Godoy (BA-5:56v)

2.4 – Francisco, batizado com 4 dias no Amparo em 1852, sendo padrinhos José Leite de Sousa e Jesuína Maria de Sousa (BA-5:109v)

3 – Manoela Pires, natural de Nazaré, casada no Amparo em 1840 com João Pinto, natural de Mogi Mirim, filho de Pedro Pinto e Esméria de Morais.

 

TRONCO II

 

II – Roque Francisco de Carvalho e Justina Maria de Jesus, gente que morou em Bragança e Atibaia, foram pais de:

1 – Marcos Francisco da Silva, filho de Francisco de Carvalho e de Justina Maria de Jesus, casou no Amparo em 1880 com Joana Maria da Conceição, filha de Ricarda, liberta (CA-8:13)

2 – Maria da Conceição, de Bragança, filha de Roque Francisco de Carvalho e de Justina Maria de Jesus, casou no Amparo em 1881 com Antônio Ferreira Neto, natural da Bahia, filho de Antônio José e de Benedita (CA-8:34v)

3 – Leopoldina Maria do Espírito Santo, natural de Atibaia, filha de Roque Francisco de Carvalho e de Justina Maria, casou no Amparo em 1886 com Bento José Maria, viúvo de Josefa Ângela de Jesus, sepultada em Campinas, sendo testemunhas Félix Manuel de Camargo e Apolinário Francisco Gonçalves (CA-11:42v/43)

4 – Ana Maria de Jesus, natural de Atibaia, filha de Roque Francisco de Carvalho e de Justina Maria de Jesus, casou no Amparo em 1887 com Sebastião, filho de Mateus e Rosa, sendo testemunhas Benedito Portes de Sousa e Bento José Maria de Andrade (CA-12:4)

Comments are closed.