DOMINGUES PAES

 

TRONCO GERAL

 

Pedro Domingues Paes, filho de João de Siqueira de Alvarenga e de In­es Sanches de Pontes, era natural de Atibaia, vila na qual, segundo Silva Leme (Genealogia, 5:345), “foi pessoa de respeito e autoridade em S. João de Atibaia, onde ocupou os altos cargos do governo, inclusive o de juiz de órfãos”. Pedro se casou com Maria Ribeiro, natural de Itanhaem, falecida com testamento em 1804 em Bragança, filha de Antônio Leitão de Queiroz e de Sebastiana Ribeiro.

Pedro Domingues Paes era pai de João de Siqueira Alvarenga, casado com Maria Cardoso de Oliveira, um dos grandes patriarcas do antigo Amparo, tronco de SIQUEIRA DE ALVARENGA, e de Bento Domingues Paes, ancestral de LEME DA SILVA e de DOMINGUES DE OLIVEIRA, além de Josefa Ribeiro, tronco dos LIMA BUENO,  o que caracteriza Pedro Domingues Paes como talvez o mais importante genearca de nosso município.

Pedro Domingues Paes faleceu  em 1781, deixando de seu casamento os filhos:

1 – Caetano Domingues Paes – Tronco I

2 – Josefa Ribeiro, casada com João de Lima Rocha, filho de João de Lima do Prado e de Francisca Rocha Bueno (SL, 3:145 e 5:345)  – Tronco II (LIMA BUENO)

3 – Rita Domingues, casada com Francisco de Godoy Bueno

4 – Bento Domingues Paes – Tronco III (LEME DA SILVA e DOMINGUES DE OLIVEIRA)

5 – Maria Ribeira – Tronco IV – Vide SIQUEIRA DE ALVARENGA

7 – José de Faria Alvarenga, casado duas vezes, uma com Maria Paes Cardoso e outra com Ana Maria de Oliveira,

8 – Inácio Domingues, casado com Maria de Godoy, com geração.

9 – Antônio Leitão de Queiroz, casado em Atibaia com Joana Barbosa.

10 – Rosa Domingues, casada em 1761 em Atibaia com Francisco de Lima Bueno, filho de João de Lima do Prado e de Francisca da Rocha Bueno.

11 –  Pedro Domingues Paes, casado em 1777 com Ângela Moreira César, filha de Francisco Xavier César e de Maria de Lima do Prado.

12 – Escolástica Domingues, casada com Antônio Preto.

13 – Ana Domingues, casada em 1774 em Bragança com Manuel de Oliveira Preto, filho de João Vaz Cardoso e de Antônia de Siqueira.

 

TRONCO I

 

Caetano Domingues Paes, certamente atibaiense,  era filho de Pedro Domingues Paes, e de Maria Ribeiro, esta de Itanhaem, filha de Antônio Leitão de Queiroz e de Sebastiana Ribeiro. Caetano Domingues Paes casou em 1751, em primeiras núpcias, em Atibaia, com Joana de Lima de Camargo, filha de Marcelino de Almeida Camargo e de Ana de Lima. Em segundas núpcias casou em Nazaré, em 1773, com Maria Corrêa de Moraes, filha de Pedro Gomes Corrêa e de Cristina Maria de Moraes.

Da primeira mulher Joana, Caetano teve:

1 – Josefa Domingues de Siqueira, casada em primeiras núpcias com Inácio Gomes de Moraes  e em segundas núpcias com Inácio Pereira Padilha.  (SL, 5:56)

2 – Antônio Domingues Paes, casado em primeiras núpcias com Joana Bueno e em segundas núpcias com Ana Josefa de Moraes, com geração de ambas.

De Maria Corrêa de Moraes, Caetano teve:

3 – Juliana Domingues, casada em 1800 em Atibaia com Manuel de Almeida Bueno, filho de Jerônimo de Almeida Camargo e de Josefa de Almeida de Siqueira. Com geração em ALMEIDA BUENO.

4 – Custódia Maria Corrêa, casada em 1790 em Atibaia com José da Rocha Franco, filho de Miguel Ribeiro Cardoso e de Maria Franco de Siqueira. Com geração em ROCHA FRANCO.

 

     TRONCO II

 

Josefa Ribeiro, filha de Pedro Domingues Paes e de sua mulher Maria Ribeiro, casou em 1750 em Atibaia com João de Lima Rocha, filho de João de Lima do Prado e de Francisca da Rocha Bueno (SL, 3:145). João de Lima Rocha faleceu em 1798 em Bragança e de seu inventário constam 12 filhos:

1 – Manuel de Lima Rocha, casado em 1775 com Ana Maria de Oliveira, filha de Diogo Gonçalves Moreira e de Branca Corrêa, casal também muito prolífico, pois deixou 10 filhos:

1.1 – Custódia Maria de Oliveira, casada com José Antônio de Camargo, filho de Manoel de Camargo Pimentel e de Maria Franco de Sousa (SL, 1:357)

1.2 – Francisco de Lima Bueno, casado em Atibaia com Ana da Silva, filha de José Pereira Padilha e de Rita de Godoy – veja Tronco LIMA BUENO  (José Pereira Padilha e Rita de Godoy estão na Genealogia de Silva Leme, 2:287)

1.3 – Ana Maria de Oliveira, casada em Atibaia em 1809 com Antônio José de Camargo, também filho de Manoel de Camargo Pimentel.

1.4 – Gertrudes de Lima, casada com Alexandre Pereira de Oliveira, filho de Manoel Pereira de Oliveira e de Gertrudes da Silva;

1.5 – Maria Gertrudes, casada com João Pires Maciel;

1.6 – José Gonçalves de Lima, casado com Maria de Oliveira;

1.7 – Maria de Lima de Oliveira, casada com Inacio de Sousa de Moraes;

1.8 – Antônia de Lima, casada com Manuel de Sousa de Moraes, pai de seu cunhado Inácio de Sousa de Moraes;

1.9 – Dionísia de Lima, casada com Salvador Preto de Oliveira;

1.10 – Antônio de Lima Bueno, casado com Maria Gertrudes, filha de Salvador Manuel Gonçalves e Maria Francisca.

2 – Maria de Lima Bueno, casada em 1778 com Joaquim José Pedroso, filho do alferes Francisco Cubas Ferreira e de Rita Pires de Moraes. Com geração.

3 – Francisco de Lima Bueno, casado em 1778 em Atibaia com Maria de Oliveira Guedes, filha de Jorge Moreira César e de Margarida Vieira, neta paterna de Francisco Xavier César e de Josefa de Oliveira Guedes, neta materna de Francisco Xavier Gonçalves e de Josefa de Oliveira Vieira (SL,3:147). Mais um    casal de avultada prole, 11 filhos, descritos no  tronco LIMA BUENO  e no tronco SILVA COELHO;

4 – Maria Madalena, casada em 1786 com João Moreira César, filho de Jorge Moreira César e de Margarida Vieira de Oliveira;

5 – Felipa de Camargo casou em 1787 em Atibaia com Martiniano Pereira de Oliveira, morador de Bragança, filho do alferes Manuel Pereira Padilha e de Ana Maria de Oliveira; pais de :

5.1 – Ana, batizada em Atibaia em 1789, estava casada em 1836 com Frutuoso de Oliveira;

5.2 – Manoela, casada com Francisco de Tal

5.3 – Maria;

5.4 – Custódia;

5.5 – Cândida;

5.6 – Joaquina, casada com Salvador de Tal;

5.7 – Martiniano (pode ser o Martiniano Pereira de Oliveira do tronco PEREIRA DE OLIVEIRA)

5.8 – Dionísia.

6 – Gertrudes Maria de Lima, casada em 1787 em Atibaia com José Pereira de Oliveira, irmão do seu cunhado Martiniano supra;

7 – Antônio Joaquim de Lima, casou em 1788 com Maria Antônia Barbosa, filha de Manuel da Silva Pinto e de Luzia Bueno. Faleceu em 1826 em Bragança e teve 12 filhos:

7.1 – Teodora Maria de Jesus, casada em 1811 com José Manuel Ferraz, filho de Bartolomeu da Cunha Lobo e de Maria Rosa de Faria (SL, 1:352)

7.2 – Manuel da Silva Lima, casado em 1825 em Atibaia com Dionísia Maria Leite, filha de Salvador de Oliveira Preto e de Maria Jacinta (SL, 1:350)

7.3 – Gabriela Maria, já falecida em 1826, foi a primeira mulher de Pedro Joaquim de Lima, o qual casou-se a segunda vez no Amparo com Maria Rosa, filha de Feliciano Pedroso de Moraes e de Maria Joaquina. Gabriela teve 9 filhos com Pedro Joaquim:

7.3.1 – Antônio, com 19 anos em 1826

7.3.2 – Teotônio;

7.3.3 – Pedro;

7.3.4 – Maria;

7.3.5 – Manuela;

7.3.6 – Ana;

7.3.7 – Justina;

7.3.8 – Florinda;

7.3.9 – João;

7.4 – José Pedroso, com 30 anos em 1826;

7.5 – Francisco Antônio, já casado em 1826;

7.6 – Antônio, solteiro em 1826;

7.7 – João, solteiro em 1826;

7.8 – Manoela Maria, casada em 1828 com Romano de Sousa Brito, filho de Alexandre de Sousa Brito, com geração em SOUSA BRITO;

7.9 – Maria Angélica, casada em 1816 em Bragança com Joaquim Mariano de Sousa, irmão do precedente (SL diz que ela é irmã de Salvador de Lima Bueno, mas na verdade é prima)- veja SOUSA BRITO

7.10 – Gertrudes, casada com Francisco Antônio da Silva, morador de Atibaia;

7.11 – Florinda, casada com Serafim Gonçalves;

7.12 – Delfina, casada com Manuel da Silva.

8 – Bento de Lima Rocha, casado em Atibaia em 1791 com Ana de Oliveira, filha de Marcelino da Gama e de Catarina Ribeiro;

9 – Joana de Lima, casada com Manoel de Oliveira Preto

10 – João da Rocha Lima, capitão-mor de Bragança em 1825, casado com Custódia Maria de Oliveira; com geração em Silva Leme;

11 – Pedro Domingues Paes, casado em 1787 com Ana Custódia de Oliveira, com vasta geração em Silva Leme.

 

TRONCO III

 

Bento Domingues Paes, filho de Pedro Domingues Paes e Maria Ribeiro, casou em 1766 na freguesia de Jaguari (hoje Bragança Paulista) com Maria de Oliveira, filha de Antônio de Oliveira Preto  (por este neta de Inocêncio Preto de Oliveira e de Isabel de Siqueira),  e de Josefa Nunes Serrano, por esta neta de João Nunes Serrano e de Joana Machado, de Mogi das Cruzes.

Bento e Maria de Oliveira tiveram 10 filhos (Sl, 8:289/297):

1 – Bento Domingues de Oliveira, casado em 1803 com Maria Rosa César, filha do alferes Francisco Xavier César e de Caetana Pereira da Silva; faleceu em 1816 em Atibaia, deixando 6 filhos:

1.1 – Maria, casada com Vicente Pedroso da Rocha;

1.2 – Caetana Maria, falecida;

1.3 – Ana, casada com João Barbosa;

1.4 – Jacinto Domingues de Oliveira, foi o primeiro marido de Dionísia Maria do Nascimento, de quem deixou geração; as atas da Câmara mencionam um Jacinto Domingues, morador nos subúrbios, na saída para Campinas em 1859 (Atas, 1:26).

1.5 – José

1.6 – Umbelina

2 – Teodósia de Oliveira, casou em 1798 em Atibaia com Manuel da Silveira Bueno, filho de Francisco José Barbosa e de Gertrudes Maria de Jesus. Sem geração.

3 – Ricarda de Oliveira casou em 1791 em Atibaia com o sargento João Leme da Silva, de Mogi Guaçu, filho de Sebastião Leme da Silva, de Taubaté, e de Josefa   da Silva, de Itu. Foi um dos troncos LEME DA SILVA em Amparo e região.

4 – Maria de Oliveira Preto, casou em 1797 com Inácio Rodrigues da Cunha, filho do alferes Antônio Barreto Cardoso e de Ana Domingues (SL, 8:236)

5 – Ana de Oliveira Preto, casou com João Ferreira Pimentel, filho de Jorge Ferreira de Camargo e de Francisca Cordeiro (SL, 1:366)

6 – Constança, falecida solteira

7 – Escolástica, falecida solteira

8 – Bibiano Domingues de Oliveira, casado a primeira vez com Maria Gertrudes de Oliveira e a segunda vez com Rosa Pires do Prado, viúva de Antônio Lourenço do Prado. É o tronco dos DOMINGUES DE OLIVEIRA em Amparo

9 – Silvério Domingues casou em 1812 em Atibaia com Ana de Siqueira Cardoso, filha de Inácio de Siqueira Cardoso e de Isabel Rodrigues de Camargo.

10 – Aleixo Domingues, casado.

 

(A completar e a consultar sempre – parece ser toda gente de nossa região- ver em Silva Leme, 3:146/151)

 

 

Comments are closed.