ESPÍRITO SANTO

 

Na sua origem este sobrenome era específico de mulheres solteiras. Mais tarde se generalizou, sendo adotado por alguns homens, em homenagem às suas mães ou avós. Por isso, provavelmente não há parentesco próximo entre os troncos abaixo relacionados.

 

     TRONCO  I

 

I – Ana Joaquina do Espírito Santo, casada com José Antônio de Lima, casal que teve:

1 – Inácia, batizada no Amparo em 1831;

2 – Francelina, batizada em 1833;

3 – Maria, batizada em 1834;

4 – João Antônio de Lima, batizado em 1836, casou em 1857 com Maria Gertrudes de Godoy, filha de João Alves de Oliveira e Ana Pires de Godoy; tiveram:

4.1 – Américo Antônio de Lima, que casou em 1881 com Joaquina Maria da Conceição, filha de Manuel Moreira César e de Jesuína Maria de Jesus (CA-8:32v)

4.2 – Belarmina Gertrudes da Conceição, filha de João Antônio de Lima e de Maria Gertrudes da Conceição, casou no Amparo em 1884 com Joaquim Antônio Gomes, filho de João José Gomes e de Cândida Maria de Jesus  (CA-10:44)

5 – João (outro), batizado em 1838.

6 – Balduíno Antônio de Lima, nascido em Amparo, casado em 1857 com Delfina Maria de Jesus, natural de Bragança, filha de Joaquim Franco de Moraes e Gertrudes Maria de Godoy.

 

TRONCO  II

 

II – Leocadia Joaquina do Espírito Santo, casada com Rafael Pereira Mendes, casal que foi genitor de:

1 – Francisco, batizado no Amparo em 1837;

2 – Antônio, batizado em 1839.

 

     TRONCO  III

 

III –     Eufrásia Maria do Espírito Santo era solteira e agregada de Manuel Pires Gonçalves, moradora no bairro Camanducaia em 1809, quando foi madrinha de dois batizados em Mogi Mirim. Seu nome só reaparece em 1827, quando Miguel Joaquim de Oliveira, “viúvo de Eufrásia Maria do Espírito Santo”, casou em Mogi Mirim com Luísa Maria Francisca, filha de Pedro Antônio Leme e de Custódia Maria de Jesus.

 

                        TRONCO IV

 

IV –      Manuel Antônio do Espírito Santo, casado com Dorotéia Maria de Oliveira, foi um casal de moradores bastante antigo em nossa região. Depois de viúva de Manuel Antônio do Espírito Santo, Dorotéia Maria  casou no Amparo em 1859 com   Joaquim Rodrigues Fortes, viúvo de Benedita. (CA-3:91). Manuel Antônio e Dorotéia tiveram:

1- João, batizado pelo Pe. Figueira na Capela do Amparo em 9/1/1828 e registrado em Serra Negra (BSN-1:8)

2 – Antônio Manuel dos Santos, amparense, filho de Manuel Antônio do Espírito Santo e Dorotéia Maria de Oliveira, casado em 1844 com Miguelina Maria de Jesus, natural de Nazaré, filha de Justino Caetano Soares e Maria Corrêa da Silva  (CA-2:67).

 

TRONCO V

 

V – Este ramo da estirpe Espírito Santo é oriunda do Vale do Paraíba. João Martins do Espírito Santo, natural de Jacareí, filho de João Cardoso de Oliveira e de Manoela do Espírito Santo, casou no Amparo em 1845, com Maria Gertrudes Gonçalves, viúva por óbito de Gabriel Ortiz de Camargo (CA-2:72v). João Martins e Maria Gertrudes eram donos de uma casa na Rua do Imperador, que venderam em 1876 a Joaquim Teodoro Ferraz Leite. Tiveram os filhos:

1 – Ana Maria da Conceição, que casou em 1865 com Joaquim Inácio Corrêa, viúvo de Maria Francisca de Jesus. (CA-5:64)

2 – Firmina Maria da Conceição, filha de João Martins do Espírito Santo e de Maria Gertrudes, casou no Amparo em 1861 com João José Batista, filho de José Vieira Fajardo e de Maria Gertrudes Gonçalves(CA-5:15v)

3 – Francisca Maria Martins, que casou no Amparo em 1871 com Francisco Martins Pereira, viúvo de Escolástica Maria do Espírito Santo, seu cunhado, viúvo de sua irmã, também filha de João Martins do Espírito Santo e de Maria Gertrudes Gonçalves.       (CA-6:31)

4 – Escolástica Maria do Espírito Santo, que casou com Francisco Martins Pereira, o qual depois viúvo se casou no Amparo em 1871 com Francisca Maria Martins, sua cunhada, irmã de Escolástica, também filha de João Martins do Espírito       Santo e de Maria Gertrudes Gonçalves. (CA-6:31)

5 – Honório, batizado no Amparo em 1851. (BA-5:52v)

 

TRONCO VI

 

VI – Joaquina Honória do Espírito Santo, casada com Vicente Teodoro da Silva, foram pais de:

1  – Valentina Maria do Espírito Santo, que casou no Amparo em 1867 com José Ortiz de Camargo, filho de Jacinto Antônio de Camargo e Ana Ribeiro de Camargo, natural de Porto Feliz. (CA-5:105v)

 

TRONCO VII

 

Veja DOMINGUES – Tronco II

Comments are closed.