GOULART PENTEADO

 

I – Esse sobrenome se origina em Joaquim Rodrigues Goulart, natural de Cananéia, filho do alferes Joaquim Rodrigues dos Santos e de Tomásia Maria, o qual se casou em 1820 em Parnaíba com Maria Bernarda Leite Penteado, filha do Capitão Bernardo José Leite Penteado e de Inácia Manuela de Toledo (SL, 3:426/427). Foram pais de:

1 – Antônio Emiliano Goulart Penteado, casado com Ana de Barros, pais de:

1.1 – Leopoldo Artur Goulart Penteado, Escrivão de Órfãos de Amparo, fora antes professor público em Tatuí; foi provido como Escrivão de Órfãos e Ausentes em 1875. Servira como voluntário na Guerra do Paraguai, da qual retornou no posto de cadete. Faleceu em Rio Claro em 1920 aos 72 anos de idade (EFA, 103). Foi casado com Francisca Lisboa de Almeida Goulart, pais de:

1.1.1 – Almerinda Goulart, natural de Tatuí, casada no Amparo em 1887 com o Major José Pedro Alves Cordeiro, filho do Major Antônio José Alves Cordeiro e de Ana Franco da Silveira, com sucessão em CORDEIRO.

1.1.2 – Orlando Goulart Penteado, professor em Rio Claro, casado com Ester Marques, com geração.

1.1.3 – Paulo Goulart Penteado;

1.1.4 – Dorival Goulart Penteado, agente dos Correios em Piracicaba, casado com Anália Carneiro;

1.1.5 – Lupércio Goulart Penteado, tabelião em São José do Rio Preto;

1.1.6 – Clarisse;

1.1.7 – Morise, casada com João Brizola;

1.1.8 – Elza, casada com Abílio Brizola;

1.1.9 – Mauro Goulart Penteado, casado com Zeny de Sá, natural de Niterói, com sucessão.

1.2 – Abelardo Goulart, Escrivão de Órfãos de São Paulo, casado com Maria das Dores de Sousa, filha de Pedro de Sousa Campos e de Francisca Elidia (ou Elisa) Gomide. Pais de:

1.2.1 – Dr. Bráulio Goulart, natural de Campinas, casado com Conceição Corrêa de Sá, filha de João Corrêa e Silva e de Leontina Werneck Pinheiro de Sousa (GC, 255)

1.3 – Dr. Odilon Goulart, médico, casado com sua prima Olga Kopke, filha do Dr. João Kopke e de Maria de Lima.

1.4 – Fortunato Goulart, filho de Antônio Emiliano Goulart Penteado e e Ana Ermínia de Brito Goulart, casou no Amparo em 1887 com Luísa Elvira de Oliveira, amparense, filha de Cândido Xavier de Oliveira e de Leopoldina Maria de Almeida, sendo testemunhas o comendador Luís de Sousa Leite e Joaquim Antônio de Almeida Sobrinho (CA-12:12)

1.5 – Mário Goulart, solteiro

1.6 – Maria Goulart, casada com Donato Rodrigues da Silva, moradores do Amparo;

1.7 – Elvira Goulart Pimentel, casada com Damásio Pires Pimentel, republicano histórico, filho de João Pires Batista. Com sucessão.

1.8 – Julieta Goulart, casada com Felipe Seabra, tabelião em Mococa.

2 – Vírgilio Goulart Penteado, casado, com sucessão

3 – Eugênio de Toledo Penteado, solteiro

4 – Francisco dos Passos Goulart Penteado, falecido

5 – João Goulart Penteado, casado, com geração

6 – Maria Francisca Leite Penteado, casada primeira vez com Cândido Rodrigues de Vasconcelos, e casada segunda vez com …. (GC,256)

7 – Gertrudes Olímpia Goulart Penteado.

 

Comments are closed.