Anotações oferecidas AO AMIGO FÁBIO (PAIVA VIDUAL) FICONDO. Paiva Vidual é o nome de uma família antiga e tradicional de Amparo, com permanente participação na vida da cidade, quer na política, quer na economia, quer no serviço público.
Antônio de Paiva Vidual, que presumo português, falecido aos 77 anos em 1928, era casado com Maria Joaquina de Paiva. Era pai do major José de Paiva Vidual, Augusto de Paiva Vidual, casado com Esther Seckler de Paiva Vidual, Sebastião de Paiva Vidual, casado com Carmen Moreira Vidual, da sra. Olímpia de Paiva Novo, casada com Armando Ferreira Novo, e da Srta. Noêmia de Paiva Vidual. ( 5/10/1928 – O Estado de São Paulo).
O major José de Paiva Vidual foi figura de destaque na política amparense nas primeiras décadas do século XX, quando integrava o Diretorio Leitista, junto com Francisco Inácio do Amaral, Arthur Alves de Godoy, Dr. Virgílio de Araújo, Francisco Emílio de Campos e Joaquim de Oliveira Campos
Ao longo dos anos novecentos a família manteve sua participação na vida urbana de Amparo, ocupando cargos públicos e integrando correntes políticas, sendo de se mencionar especialmente Antônio Moreira de Paiva, que foi secretário da Prefeitura e ocupou interinamente o cargo de prefeito, e Clésio Moreira de Paiva Vidual, um dos líderes janistas na década de 1950, que se elegeu prefeito na década de 1970, enfrentando fortes candidatos adversários.

Homenageando essa família, à qual pertence o nosso dileto amigo e colaborador Fábio Paiva Ficondo, exibimos nesta oportunidade as notícias que coletamos na imprensa sobre esse vetusto tronco amparense:

29/7/1907 – Correio Paulistano – Eleição no diretório leitista – 523 votos – diretores: Coronel Luís Leite, Dr. Virgílio de Araújo, Capitão Francisco Inácio do Amaral, Major Joaquim de Oliveira Campos, Arthur Alves de Godoy, Francisco Emílio de Campos e José Paiva Vidual.
1/8/1907 – O Commercio de São Paulo – Reunião do Partido Leitista em casa do Coronel Luís Leite, presidida pelo Dr. João Guedes, secretariada pelos Drs. Antônio Paulino da Silva e Virgílio de Araújo – eleição do diretório leitista: Coronel Luís Leite, Dr. Virgílio de Araújo, Capitão Francisco Inácio do Amaral, Major Joaquim de Oliveira Campos, José de Paiva Vidual e Arthur Alves de Godoy. – discursos de Paulino Silva, Virgílio de Araújo e José Teodoro Alvarenga.
5/10/1907 -– O Estado de São Paulo – Comissão diretora do Partido Republicano reconheceu o diretório leitista de Amparo – grande manifestação nas ruas saudando Arthur Alves de Godoy, Capitão Francisco Inácio do Amaral e José de Paiva Vidual. – O novo diretório se compõe do Coronel Luís Leite, Dr. Virgílio de Araújo, Capitão Francisco Inácio do Amaral, Major Joaquim de Oliveira Campos, Arthur Alves de Godoy, Francisco Emílio de Campos e José Paiva Vidual.
14/1/1908 – O Commercio de São Paulo – Eleição dos membros da Comissão de Revisão Eleitoral – Coronel Luís Leite, Joaquim de Oliveira Campos, Francisco Emílio de Campos e Herculano Cintra – Virgílio de Araújo nomeado Ajudante do Procurador da República, e José de Paiva Vidual, José Joaquim da Silveira e Antônio Lourenço, nomeados suplentes do substituto do juiz federal.
28/12/1910 – O Estado de São Paulo – Lista de jurados sorteados: José de Paiva Vidual.
23/5/1911 – O Estado de São Paulo – Com a reeleição da Junta Republicana, cindiu-se o Partido Hermista, retirando-se dele Flamínio de Campos Leme e José de Paiva Vidual; a reeleição também desagradou o Dr. Virgílio de Araújo, deputado estadual.
27/6/1912 – O Estado de São Paulo – “Reunião Íntima” – Flamínio de Campos Leme reuniu na véspera de São João, em sua fazenda em Coqueiros, grande número de pessoas para jantar, que terminou com animado baile – José de Paiva Vidual é um dos convidados.
1913 – Major José de Paiva Vidual, membro do diretório político.
21/1/1913 – O Estado de São Paulo – Partido Hermista de Amparo faz convite, assinado por Dr. Virgílio de Araújo, Raul Alves de Godoy, Pedro Bueno C. Silveira, Francisco Alves Pimentel, José de Paiva Vidual, Euclides S. Cardoso de Almeida, Francisco Pires de Ávila, José Leite de Almeida, João Augusto de Godoy Freire, Damásio Antônio Rodrigues, Antônio Félix Ribeiro, Alfredo de Campos e Felício da Silveira Leme.
14/10/1913 – Correio Paulistano – Os membros do diretório político de Amparo, João Belarmino Ferreira de Camargo, Arthur Alves de Godoy e Félix Viana, indicaram os seguintes nomes para vereadores: – Amadeu Gomes de Sousa, Valêncio do Prado, Felício Granato, Romeu de Campos Pinto, Leopoldo Cunha, Joaquim Franco de Godoy Neto, Antônio da Silveira Melo, Flamínio de Campos Leme, Joaquim de Oliveira Campos e José de Paiva Vidual – para juízes de paz: Eugênio José de Oliveira, João Augusto de Sousa Campos e Joaquim Damião Pastana – para juízes de paz de Monte Alegre: Marcos Alves da Cunha, José Domingues de Oliveira e Dionísio Peterlini.
31/10/1913 – O Estado de São Paulo – Eleição para vereadores – resultado: 1º turno: Dr. Amadeu Gomes de Sousa, 591 – Joaquim de Oliveira Campos (extra-chapa) 154 – Antônio Osório Rebelo da Silva (extra-chapa), 110 = 2º turno: Flamínio de Campos Leme, 830 – José de Paiva Vidual, 823 – Raul Godoy, 822 – Felício Granato, 819 – Joaquim Franco de Godoy Neto, 716 – Antônio da Silveira Melo, 668- Romeu de Campos Pinto, 634- Leopoldo Cunha, 600 – Dr. Valêncio do Prado, 595. = Juízes de Paz= Eugênio José de Oliveira, 659 – João Augusto de Sousa Campos, 631 – Joaquim Damião Pastana, 659.
27/12/1917 – O Estado de São Paulo – Organização de um Club da Guarda Nacional – comissão: Major José de Paiva Vidual, Capitão Oscar Bueno de Moraes, Capitão Joaquim da Rocha, Capitão João Rodrigues da Silva, Tenente José Ferraz de Oliveira, e Tenente Joaquim Alves da Costa.
14/1/1918 – Correio Paulistano – Amparo –Está organizado o Club da Guarda Nacional, sendo presidente honorário o coronel João Belarmino Ferreira de Camargo; presidente, o major José de Paiva Vidual; tesoureiro, o tenente Virgílio de Paiva; secretários o tenente José Ferraz de Oliveira e o capitão Antônio Emígdio da Costa.
10/2/1919 – O Estado de São Paulo –Comissão pró- Ruy Barbosa para intensificar o alistamento eleitoral : Dr. Virgílio de Araújo, Dr. Amadeu Gomes de Sousa, Dr. Plínio Augusto do Amaral, Dr. Pedro Bueno, Antônio Osório Rebelo da Silva, major José de Paiva Vidual e Sebastião de Sousa Oliveira.
31/5/1924 – O Estado de São Paulo – Faleceu em Amparo Joaquim Moreira da Silva, 53 anos, fazendeiro, casado com Olímpia da Silveira Moreira, deixando os filhos: Maria José Moreira Moraes, casada com o Dr. Francisco Franco de Moraes, Carmen Moreira Vidual, casada com Sebastião de Paiva Vidual; Antônio, Hermes, Wilson Moreira da Silva, e as Srtas. Teodomira e Ramira Moreira da Silva.
5/10/1928 – O Estado de São Paulo – Faleceu Antônio de Paiva Vidual, 77 anos, casado com Maria Joaquina de Paiva. Era pai do major José de Paiva Vidual, Augusto de Paiva Vidual e Sebastião de Paiva Vidual, da sra. Olímpia de Paiva Novo, casada com Armando Ferreira Novo, e da Srta. Noêmia de Paiva Vidual.
31/1/1929 – Diário Nacional – Faleceu Augusto de Paiva Vidual, 40 anos, casado com Ester Seckler de Paiva Vidual, deixando uma filha, Emy. Era filho de Antônio de Paiva Vidual e de Carolina Amaral de Paiva Vidual, falecidos, e irmão de José, Sebastião, Manuel e Noêmia de Paiva Vidual, residentes em Amparo.

 

Siga-nos!

Facebook: Os Amparenses

#OsAmparenses #GenealogiaAmparense #HistoriaAmparense

Comments are closed.