MOURÃO

 

TRONCO GERAL

 

I – Manuel Joaquim Pinto Mourão e Maria Clara de Sousa, era gente de Mogi das Cruzes, que migrou para nossa região, fixando-se em Bragança, mas ligando-se a Amparo e Mogi Guaçu. Maria Clara de Sousa era irmã de Alexandre de Sousa Brito, outro povoador de nossas plagas, e de Rosa Maria de São José, que foi casada com o Sargento-mor Antônio Leme da Silva, um dos patriarcas da região amparense. (Silva Leme, 7:23/24 e 112)

Manuel Joaquim Mourão possuia terras em 1818 no bairro Camanducaia, que havia comprado de Antônio Alves de Oliveira. Não encontramos nenhuma outra pessoa com tal sobrenome no Amparo na primeira metade do século XIX, mas já em 1856 esse apelido ressurgiu no Amparo. Manuel Joaquim e Maria Clara foram pais de:

1 – Antônio Joaquim Mourão, casado em 1821 em Bragança com Felicidade Maria, batizada em 1796, filha de José Pedroso de Moraes e de Ana Leme do Prado, de Mogi Guaçu. Antônio Joaquim Mourão era tutor em 1856 de Cândida, filha órfã de seu cunhado João Leme de Moraes, irmão de Felicidade Maria. A orfã tinha um irmão órfão José e ambos tinham terras na Areia Branca. (RPT, 297). Felicidade Maria e Antônio Joaquim tiveram:

1.1 – Maria das Dores Dantas, falecida em 1901, casada com José Joaquim de Moraes Dantas; com geração

1.2 – Francisca, casada;

1.3 – Ana

1.4 – Maria Joaquina

1.5 – Joaquim Mourão; deve ser o Joaquim Antônio Mourão com Maria Idalina (ou Maria Madalena), casal morador de Bragança, que teve:-

1.5.1 – José Antônio Mourão (está grafado Morão no assento), que, casou no Amparo em 1867 com Maria do Carmo, natural de Campo Largo, em Atibaia, filha de José Gonçalves da Cunha e Ana Bardina da Silveira. (CA-5:110)

1.5.2 –  Francisco Antônio Mourão, de Bragança, filho de Joaquim Antônio Mourão e de Maria Madalena, casou no Amparo em 1867 com Ana Justina, filha de José Gonçalves da Cunha e de Ana Balduína da Silveira. (CA-5:123). (Há um homônimo de Francisco Antônio Mourão bastante anterior mencionado nas notas do 1º tabelião, livro 33:17. Deve ser tio ou tio-avô deste).

1.5.3 – João Antônio Mourão, filho de Joaquim Antônio Mourão e de Maria Madalena, casou no Amparo em 1876 com Ledobina Maria das Dores, filha de José de Lima Bueno e de Ana Maria de Jesus, sendo testemunhas José de Lima César e Joaquim Augusto de Araújo Campos (CA-7:24v)

1.5.4 – Antônio Joaquim Mourão, filho de Joaquim Antônio Mourão e de Maria Madalena, casou no Amparo em 1884 com Maria Francisca de Sousa, filha de Antônio de Godoy Bueno e de Rita Maria de Sousa (CA-10:48v) Antônio Joaquim faleceu logo depois, pois Maria Francisca de Sousa, já viúva dele, que foi sepultado em Amparo, casou aqui em 1885 com

José Antônio da Silva Lima, filho de José Antônio da Silva e de Florinda Maria de Sousa seu parente em 3º grau (CA-11:28/28v)

1.6 – Manuel Joaquim Mourão, casado em Bragança com Gertrudes Emília da Conceição, filha de Mariano Pereira de Araújo;

1.7 – Antônio Mourão.

2 – José Manuel de Sousa Mourão, morador em Rio Claro em 1841, casado com Ricarda Maria de Jesus,irmã de Felicidade Maria precedente.

Comments are closed.