ORTIZ DE LIMA

 

TRONCO  I

 

Um dos casos genealógicos mais complicados que enfrentamos. Demorou para ficar claro que Francisco Ortiz de Lima, filho de Pedro Pires de Camargo e Cristina Rodrigues,  era uma só pessoa casada três vezes.

Assim entendemos que Francisco Ortiz de Lima foi casado a primeira vez, antes de 1840, com Maria Gertrudes de Oliveira; foram padrinhos em 1840 de Teresa, filha de Miguel e Antônia, escravos de Inácio Rodrigues de Moraes. Francisco e Maria Gertrudes tiveram:

1 – José, batizado em 1840, sendo padrinhos Pedro Pires de Camargo e sua mulher Cristina de Sousa.

Posteriormente, Francisco Ortiz de Lima casou em 1841 no Amparo com Maria Emília da Conceição, filha de Lauriano de Godoy Bueno, e Francisca de Sousa, ambos os contraentes naturais de Bragança. Francisco e Maria Emília tiveram:

2 – Madalena, batizada em 1853, sendo padrinhos Joaquim Franco de Godoy e Clara Maria de Jesus (BA-5:128)

3 – Maria, batizada em Amparo em 1849, sendo padrinhos Lauriano de Godoy Bueno e Francisca de Sousa. (BA-5:12)

4 – Francisco, batizado em 1842 (BA-4:19)

Em terceiras núpcias Francisco foi casado com Francelina Maria Jacinta, muito provavelmente irmã da primeira mulher.

Em 1/3/1866 Francisco Ortiz de Lima e sua mulher Francelina Maria Jacinta venderam a José Ortiz de Camargo terras no Bairro do Lambedor, “no sítio do finado Vicente Pires de Lima, que lhes coube por herança do dito finado” (1ºof.14:25). Ainda estamos pesquisando esse parentesco com Vicente Pires de Lima. A única explicação que encontramos até agora é a de que Pedro Pires de Camargo, o pai de Francisco Ortiz de Lima, seja o mesmo Pedro Ortiz de Camargo, filho de Vicente Pires de Lima, casado com Ana de Sousa Sardinha; esse Pedro Ortiz de Camargo era dono em 1856 de um sítio de 29 alqueires no bairro do Lambedor, havido parte por herança de sua finada mulher Ana de Sousa Sardinha, que o herdara de sua finada mãe Gabriela Pires, e outra arte por herança de seu pai Vicente Pires de Lima.  (RPT, 269)

Comments are closed.