ROCHA CAMARGO

 

TRONCO I

 

Benta da Rocha Camargo, provavelmente campineira, filha do Sargento-Mor José da Rocha de Camargo e de Ana Maria da Cunha, casados na vila de São Carlos, hoje Campinas, em 1795, neta paterna do Coronel Tomás Lopes de Camargo e de Benta Paes de Camargo, neta materna do Capitão Antônio Ferraz de Campos e de Maria da Cunha de Almeida, foi casada com seu parente Francisco Ferraz de Campos, de quem teve (SL,1:288  só menciona os dois primeiros):

1 – José Ferraz da Rocha Camargo, natural de Campinas, casado em 1850 no Amparo com Francisca Ferraz de Camargo, também natural de Campinas, filha do Alferes Floriano Ferraz de Camargo e de Francisca Ferraz de Campos; foram pais de:

2.1 – Francisca Carolina de Camargo, de Campinas, filha de José da Rocha Camargo e de Francisca Ferraz de Camargo, casou no Amparo em 1876 com Antônio de Oliveira Ferraz, natural de Campinas, filho de João Ferraz de Camargo e de Deolinda Francisca Romana (ou Ramos)(CA-7:25v).

2.2 –  José de Camargo, batizado em Amparo em 1867;

2.3 –  Maria Ferraz da Rocha, batizada em Campinas em 1871;

2 – Manuel Ferraz de Camargo Penteado, natural de Campinas, casado em 1854 no Amparo com Brandina Henriqueta, filha de José Francisco Barbosa Aranha e de Gertrudes Hermínia. Em 1875 estava casado com Cândida Leopoldina Ferraz (1º of., 35:18).

3 – Joaquim Ferraz da Rocha Camargo, que assinou uma declaração por ela em 1856 no Registro Paroquial de Terras (RPT, 41). Deve ser o que mais tarde se casou com Tomásia da Rocha Camargo. Se for este, é o pai de:

3.1 – Escolástica Xavier de Camargo (também conhecida por Escolástica da Rocha Camargo), que casou em 1871 no Amparo com José Pires de Araújo, filho (adotivo) de Daniel Domingues dos Passos e de Ana Maria Jacinta, já falecidos.  (CA-6:34)

3.2 – Esméria da Rocha Camargo, de Campinas, filha de Joaquim da Rocha Camargo, já falecido, e de Tomásia da Rocha Camargo, casou no Amparo em 1872 com João de Oliveira Vasconcelos, amparense, filho de Francisco José de Oliveira e de Ana Inocência de Vasconcelos. (CA-6:44)

3.3 – Joaquim Ferraz da Rocha Camargo (na dúvida, baseado apenas na similaridade do nome). Este estava casado em 1890 com Ana Petronilha de Sousa (1ºof.97:33v) e eram pais de:

3.3.1 – Otaviano Ferraz;

3.3.2 – Francisco de Sousa Ferraz, natural de Campinas, filho de Joaquim Ferraz da Rocha Camargo e de Ana Petronilha de Sousa, casou no Amparo em 1887 com Maria Luísa de Oliveira, também de Campinas, filha de Cândido Xavier de Oliveira e de Leopoldina Maria de Almeida, sendo testemunhas o comendador Joaquim Pinto de Araújo Cintra e Francisco de Paula Camargo (CA-12:11/11v)

4 – Maria Francisca de Camargo, casada em 1854 com Antônio Rodrigues Bueno, filho de Francisco Rodrigues Bueno e Josefa de Oliveira. Tiveram pelo menos:

4.1 – Benta Maria de Almeida, casada em 1884 com Cláudio Antônio de Almeida, os quais hipotecaram a Luís de Sousa Leite em 16/2/1887 terras “que possuem no sítio de seu finado sogro e pai Antônio Rodrigues Bueno, no Bairro de Santa Cruz, neste município, e que eles houveram por herança de sua sogra e mãe Maria Francisca de Camargo, em comum com o órfão João Rodrigues Bueno” (1ºof.75:20v). Voltaram a hipotecar ao coronel Luís de Sousa Leite, em 6/11/1890, terras “que possuem no sítio de seu finado sogro e pai Antônio Rodrigues Bueno, no bairro de Santa Cruz” (1ºof.99:10).

4.2 – João Rodrigues Bueno, órfão em 1887.

4.3 – Ana Maria das Dores, filha de Antônio Rodrigues Bueno e de Maria Francisca, casou no Amparo em 1882 com Cláudio Antônio de Almeida, natural de Piracicaba, morador do Amparo, filho de Zeferino Antônio de Almeida e de Ana Flora de Oliveira (CA-10:16). Ana Maria foi a primeira mulher de Cláudio, mas logo faleceu, pois este se casou em 1884 com Benta Maria de Almeida, irmã dela.

5 – Antônio Benedito de Camargo Campos, que em 1845 recebeu de sua mãe a doação de uma escrava crioula. Casou em primeiras núpcias com Carolina Emiliana Torquato de Toledo, sem filhos. Em segundas núpcias casou com Esméria do Carmo, também conhecida por  Esméria Ferraz de Arruda Camargo, filha Teodoro Ferraz Leite de Carvalho, e viúva de Belarmino Ferreira do Vale, também conhecido por Belarmino do Vale Ferreira de Camargo, que era dono de um sítio de 40 alqueires na Areia Branca, adquirido por doação de seu sogro Teodoro Ferraz Leite de Carvalho (RPT, 321). Antônio Benedito foi padrasto do Coronel João Belarmino Ferreira de Camargo, filho de Esméria. (1º of. 29:97)

6 – Francisca de Paula Camargo, filha de Francisco Ferraz de Campos e de Benta da Rocha Camargo, casou em Campinas em 1836 com Francisco Ferraz de Camargo, filho  de Antônio Ferraz de Camargo e de Ana Joaquina (SL.4:357,7-1). Foram pais de:

6.1 – Antônio Ferraz de Camargo Sobrinho, de São João do Rio Claro, filho de Francisco Ferraz de Camargo e de Francisca de Paula Camargo, casou no Amparo em 1882 com Antônia Maria Rodrigues, amparense, filha do finado Antônio Joaquim Rodrigues e de Bárbara Maria Eufrosina, sendo testemunhas Bento Manuel de Moraes Navarro e Antônio de Lima Ribeiro (CA-10:18v)

 

TRONCO II

 

I – O Capitão Salvador da Rocha Camargo era filho de Benta Paes de Camargo e do Capitão Pedro da Rocha de Sousa, falecido em 1792. O Capitão Salvador foi  casado com Ana Esméria de Arruda César, e faleceu em Campinas em 1843, deixando 12 filhos:

A – Ana Joaquina de Camargo, casada em 1835 com Teodoro Ferraz de Carvalho, filho do capitão Teodoro Ferraz Leite e de sua primeira mulher Francisca Franco da Silva,Teodoro  e Ana Joaquina foram pais de:

1 – Esméria Ferraz de Arruda Camargo, casada com Belarmino Ferreira do Vale, também conhecido por Belarmino do Vale Ferreira de Camargo, que era dono de um sítio de 40 alqueires na Areia Branca, adquirido por doação de seu sogro Teodoro Ferraz Leite de Carvalho. (RPT, 321). Foram pais de:

1.1 – João Belarmino Ferreira de Camargo, “coronel João Ferraz”, chefe político em Amparo nas primeiras décadas do século XX, nascido em Campinas em 1854, propagandista da República, companheiro de Francisco Glicério, ocupou diversos cargos públicos. Foi casado com Francisca Viegas de Arruda Camargo,  pais do:

1.1.1 – Ministro Laudo Ferreira de Camargo, Presidente do Supremo Tribunal Federal, casado com Noêmia de Almeida Camargo, pais de:

1.1.1.1 – Dr. Áureo de Almeida Camargo, advogado do Banco do Brasil, historiador, fundador do Museu Bernardino de Campos, e autor das “Efemérides Amparenses”, veterano da Revolução Constitucionalista. Pai de:

1.1.1.1.1 – Ana Maria de Almeida Camargo, historiadora, professora da Universidade de São Paulo.

1.1.1.1.2 – Dr. Laudo Camargo Neto, médico, já falecido;

1.1.1.2 – Dr. José de Almeida Camargo, médico.

1.1.1.3 – Moriza de Almeida Camargo

1.1.1.4 – Laudo Ferreira de Camargo Filho, que foi presidente da Ordem dos Advogados do Brasil.

1.1.2 – Alonso Ferreira de Camargo, morto em combate na Revolução Constitucionalista em 1932.

B – Fortunato da Rocha Camargo, casado, morador em Sorocaba.

C – Maria da Rocha (Camargo), filha do Capitão Salvador da Rocha Camargo e de Ana Esméria de Arruda.  Maria da Rocha Camargo casou em 1836 em Campinas com Domingos Leite Penteado, viúvo de Joaquina Maria. Domingos e Maria da Rocha tiveram (SL, 1:289):

1 – Antônio Penteado, casado

2 – Diogo Leite Penteado, casado com Maria Sales;

3 -“Coronel Pedro Penteado, prestigioso cidadão, que muitos serviços tem prestado na cidade de Amparo, onde ocupou o cargo de presidente da câmara municipal  em 1890. Está casado com Ana Carolina Penteado, filha de Antônio Pedro Xavier e de Maria Salomé da Silveira Campos” (Silva Leme);

4 – Dr. Salvador Penteado, formado em Direito, casado com Leonor Teixeira, filha de Joaquim Teixeira Nogueira de Almeida e de sua primeira mulher Ana Matilde;

5 – Francisco Leite Penteado;

6 – José Leite Penteado, casado;

7 – Francisca, casada três vezes sem geração;

8 – Domingos Penteado, casado.

D – Francisco da Rocha Camargo era solteiro em 1943, aos 30 anos de idade.

E – Manuel da Rocha Camargo, solteiro em 1843.

F – Joaquim da Rocha Camargo, casado em 1840 em Campinas com Tomásia da Rocha Camargo, sua prima, filha de Vicente José Machado e de sua segunda mulher Escolástica Xavier (SL, 1:287 e 290). Em 26/10/1866, Tomásia vendeu a José Joaquim de Siqueira um sítio na Areia Branca (1ºof.16:4 e 13v). Em 15/11/1866 os demais herdeiros e condôminos ratificaram a venda. Eram herdeiros de Joaquim da Rocha Camargo:

1 – Francisca de Paula Camargo, casada com João Antônio Salgado;

2 – José Machado de Camargo, provavelmente viúvo e pai das menores por ele tuteladas. José Machado de Camargo casou no Amparo em 20/9/1875 com Josefa Maria de Jesus, filha de Felícia Maria de Jesus; consta do assento desse matrimônio:

“removendo assim do escândalo em viver manchado a nove anos e também para legitimar os filhos”, eram dispensados os proclamas. Eram tuteladas de José Machado de Camargo em 1866:

2.1 – Esméria;

2.2 – Escolástica;

2.3 – Cândida.

3 – Maria Januária de Camargo, casada com Pedro Tomás da Cunha Martins.

G – Pedro da Rocha Camargo, solteiro em 1843 (SL, 1:290, 5-7), foi casado com Maria Carolina de Almeida (ou Miranda?).

Em 3/11/1866 o casal vendeu a seu irmão e cunhado Teodoro da Rocha Camargo um sítio na Areia Branca, havido por compra a diversos (1°of.16:8v). Em 1867 venderam uma casa na Rua Formosa a Joaquim de Paula Sousa Camargo. Tiveram:

1- Francisca Brasília de Camargo, campineira, filha de Pedro da Rocha Camargo e de Maria Carolina de Almeida, que casou no Amparo em 1873 com João Rodrigues Teixeira, de Portugal, filho do finado José Rodrigues Yeixeira e de Antônia Maria Teixeira. (CA-6: 72) Em 5/1/1876 João Rodrigues Teixeira e sua mulher Maria Francisca Brasília de Camargo Teixeira (este seu nome completo), venderam a Manuel Joaquim Franco  parte de uma casa na Rua da Princesa Imperial, adjudicada a eles em execução contra Eugênio Pinto Pereira (1ºof.35:80)

H – Firmina da Rocha Camargo casou a primeira vez em Campinas em 1838 com Joaquim de Almeida Lima, viúvo de Teodora Francisca de Matos; a segunda vez em Campinas em 1840 com Joaquim Machado da Silva, viúvo de Rita da Rocha de Camargo.

I – Antônio da Rocha Camargo, solteiro em 1843.

J – Teodoro da Rocha Camargo, solteiro em 1843. Em 1860 Francisco Leite da Silva e sua mulher Gertrudes Maria de Jesus venderam um sítio na Areia Branca a Teodoro da Rocha Camargo (1ºof.7:61v). Foi casado com Francisca Carolina de Camargo. Ambos já eram falecidos em 1887. Tiveram pelo menos os filhos:

1 – Francisca Carolina de Camargo (1ºof.75:22); deve ser a mesma que foi casada com Antônio de Oliveira Camargo; em 1887 doaram a seus filhos um sítio no Bairro dos Farias (1ºof.76;14v). Tiveram:

1.1 – Joana, com 9 anos em 1887;

1.2 – Ana, com 6 anos;

1.3 – Francisco, com 3 anos;

1.4 – José, com 1 ano em 1887.

2 – João Antônio de Camargo.

L – Cândida da Rocha Camargo, solteira em 1843.

M – Salvador da Rocha Camargo, solteiro em 1843.

Comments are closed.