SILVA PINTO

 

TRONCO  I

 

I – Existem pelo menos quatro homônimos de nome Manuel da Silva Pinto, provavelmente todos aparentados. O que parece ser o mais velho é Manuel da Silva Pinto, casado com Delfina Maria da Conceição (que também seria conhecida por Delfina Fernandes), padrinhos em batizado no Amparo em 1830. Manuel já era falecido em 1856, quando sua viúva Delfina declarou ao Registro Paroquial de Terras um sítio de 80 alqueires no bairro do Córrego Vermelho, que herdara dele, em condomínio com os demais herdeiros. O casal que morou algum tempo em Bragança e que foram pais de:

1 – Serafim da Silva Pinto, natural de Bragança,  casado em 1841 no Amparo com Delfina Maria de Oliveira, também conhecida por Delfina Gomes de Toledo, natural de Atibaia, filha de Jerônimo José de Toledo e Maria de Oliveira. (CA-2:54). Tendo falecido Delfina, Serafim da Silva Pinto casou no Amparo com Maria Gertrudes de Jesus, filha de Manuel Rodrigues de Moraes e de Maria Angélica (CA-5:6v)  Novamente viúvo, Serafim casou no Amparo em 1868 com Cesarina Maria das Dores, filha de Antônio de Oliveira Franco e Marinha da Conceição. (CA-5:132v). Serafim e Delfina (que também usava os nomes de Delfina Franco de Toledo e Delfina Gomes de Toledo) foram pais de:

1.1 – Deolinda Maria de Jesus, casada em 1859 com José Manuel de Sousa, filho de Manuel de Sousa de Lima e de Ana Maria de Jesus; esta Ana Maria de Jesus também era conhecida por Ana Maria da Conceição e era filha de José Dias de Freitas e de Maria Bueno de Toledo.

1.2 – Albino da Silva Gomes, filho de Serafim da Silva Pinto e de Delfina Gomes de Toledo, batizado em 1851, casou no Amparo em 1868 com Francisca Maria da Conceição, filha de Antônio de Oliveira Franco e Marinha da Conceição. (CA-5:132v) Veja também GOMES FERREIRA.

1.3 – Luís da Silva Guimarães, filho de Serafim da Silva Pinto e de Delfina Gomes de Toledo, casou no Amparo em 1872 com Francisca Maria do Espírito Santo, filha de Manuela de Sousa. (CA-6:52v/53)

1.4 – José, batizado em 1849.

1.5 – Joaquina, falecida por volta de 1853 (ADF,14)

1.6 – Egídio Gomes de Toledo, filho dos falecidos Serafim da Silva Pinto e Delfina Gomes de Toledo, casou no Amparo em 1883 com Gertrudes Maria de Jesus, filha de Delfim de Freitas Lima e de Policena Maria de Oliveira, sendo testemunhas João Batista de Camargo e José Pedro Rodrigues Bueno (CA-10:31)

1.7 – Joaquim, batizado no Amparo em 1853, tendo como padrinhos José Joaquim de Macedo e Teolinda Maria de Oliveira (BA-5:115v).

2 – Teodoro, batizado no Amparo em 1834 (BA-2:35);

3 – Constantino da Silva Franco, batizado em 1837 (BA-3:2); casou no Amparo em 1861 com Honória Cardoso, natural de Santa Rita, filha de Raimundo Pires Pimentel e de Senhorinha Cardoso. Há outro Constantino, filho do mesmo casal, batizado em 1842; é provável que seja este último o que se casou em 1861 (BA-4:23)

4 – Teresa Maria de Jesus, batizada no Amparo em 1838, sendo padrinhos Frutuoso Barbosa e sua mulher Ana Francisca; casou em 1862 com Antônio Pedro Franco, viúvo de Gertrudes Maria de Jesus, sepultada em Itatiba;

5 – Jacinto Franco da Silveira, batizado em 1832 no Amparo (BA-2:6v), casou em 1853 com Carolina Alves, sua parente em 3.0 grau de consanguinidade em linha transversal, natural de Bragança, filha de João Dias e de Joana Alves de Godoy. (CA-3:27)

6 – Maria Angélica da Anunciação, natural de Bragança, casada no Amparo em 1840 com Benedito Antônio de Moraes, natural de São Paulo, filho de pai incógnito e Policena Dina de França.

 

TRONCO  II

 

II – Manuel da Silva Pinto, o segundo homônimo filho de Manuel Pinto da Fonseca e de Ana Maria de Jesus, casou em Serra Negra em 1832 com sua parente Esperança Pinto, filha de Cipriano Pinto da Fonseca e de Gertrudes Maria de Jesus – veja o título

PINTO DA FONSECA (CSN-1:17v)

 

TRONCO  III

 

III –     Manuel da Silva Pinto, filho de Custódio Pinto de Sousa e Maria Gertrudes, casou em Serra Negra em 1837 com Custódia Pinto de Jesus, sua parente em 30 grau de consanguinidade, filha de Manuel Rodrigues de Oliveira e Joana Maria de Jesus(CSN-1:43v)

 

TRONCO IV

 

IV –      Manuel da Silva Pinto foi casado com Honória Maria do Rosário, filha de Francisco Pinto Barbosa e de Vicência Maria de Jesus, estes já falecidos em 1865. Honória se casou a segunda vez com Antônio de Godoy Moreira Franco, filho de Modesto Antônio de Godoy e de Gertrudes Maria Franco (1ºof. 13:62v). Manuel da Silva Pinto e Honória tiveram:

1 – Maria, casada com Joaquim Batista de Vasconcelos;

2 – Verônica, casada com José Francisco de Barros.

 

TRONCO  V

 

IV –      Lourenço da Silva Pinto, casado com Gertrudes Maria, ambos do bairro Camanducaia, certamente parentes dos troncos anteriores, batizaram seu filho:

1 – Custódio, em Serra Negra em 9/11/1828, sendo padrinhos Custódio Pinto da Fonseca e sua mulher Ana Maria de Sousa (BSN-1:2).

 

 

Comments are closed.