SILVEIRA CINTRA

 

TRONCO I

 

I – José Joaquim da Silveira Cintra, barão Cintra, nasceu em 1832 em Mogi-Mirim, onde faleceu em 1895. Era filho de Joaquim Cintra da Silveira e de Helena de Moraes, neto paterno de Inácio de Loiola Cintra e de Ana Francisca Cardoso, neto materno do alferes José Ferraz de Araújo Cintra e de Maria Francisca Cardoso. O barão Cintra era cunhado do Barão de Campinas, Joaquim Pinto de Araújo Cintra, casado com sua irmã Ana Francisca da Silveira. José Joaquim da Silveira Cintra foi fazendeiro em Mogi-Mirim, onde liderou o Partido Liberal no tempo do Império. O barão casou a primeira vez com sua prima Maria Francisca Cardoso de Araújo Cintra, filha do comendador João Batista de Araújo Cintra e de Maria Jacinta de Araújo. O barão Cintra foi casado a segunda vez com Carolina Cândida de Araújo, viúva de Joaquim de Paula Ferreira de Queiroz, filha de Joaquim Floriano de Araújo e de Maria Rosa Leopoldina da Cunha, sem sucessão desta.  Teve da primeira esposa os filhos:

1 – Capitão José Joaquim da Silveira Cintra, que estudou ciências naturais na Bélgica, foi fazendeiro em Mogi-Mirim. Casou com Alice Euler, filha de Luís Euler e de Constança Euler, naturais da Suíça. Teve:

1.1 – Violeta.

1.2 – Maria.

1.3 – Edite.

1.4 – Sílvia.

2 – Rita da Silveira Cintra, nascida em Mogi-Mirim em 1865, falecida em 1927 em Campinas, casou com o médico Dr. José Pereira Machado, de Minas Gerais. Foram pais de:

2.1 – Dr. Heitor Cintra Machado, casado com uma filha de Joaquim Antônio Ribeiro Júnior.

2.2 – Helena Cintra Machado, casada com Agnelo Bastos, nascido em 1895, falecido em 1947 em Amparo, fazendeiro, célebre futebolista, que foi campeão paulista várias vezes pelo Club Atlético Paulistano, filho de Emídio Bastos. Tiveram:

2.2.1 – Hélio Machado Bastos, casado com Luisete Camargo, filha de Evêncio Camargo e de Alexandrina de Barros. Com sucessão.

2.2.2 – Rute Machado Bastos, que foi casada com o Prof. Francisco de Assis Nogueira.

2.2.3 – Pedro Machado Bastos, cirurgião-dentista, casado

2.2.4 – Rita Machado Bastos.

2.2.5 – José Eduardo Bastos, cirurgião-dentista, vice-prefeito de Amparo, casado com Walquiria Tambelini. Com sucessão.

H    2.3 – Heládio Cintra Machado, casado.

2.4 – Hilda Cintra Machado, casada em Campinas em 1928 com Clodomiro Ferreira de Camargo Júnior, neto do barão de Ibitinga. Pais de:

2.4.1 – Jorge Machado Ferreira;

2.4.2 – Renato Machado Ferreira;

2.4.3 – Lucila Machado Ferreira.

Comments are closed.