VASCO DE TOLEDO

 

O Major Demétrio Emígdio Vasco de Toledo, de tradicional família paraibana, foi casado com a professora D. Carolina Joaquina de Gusmão Toledo, e foram moradores da vila do Pilar, na Paraíba. O Major Demétrio já era falecido em 4/9/1891 (1ºof.106:23). Tiveram, segundo informações, dezoito filhos, dos quais conseguimos identificar em Amparo:

1 – Maria Emília de Gusmão Toledo,

2 – Amélia de Gusmão Toledo,

3 – Isabel Adelaide de Gusmão Toledo,

4 – Ana de Gusmão Toledo,

5 – Josué Emígdio Vasco de Toledo, que apresentou à Câmara de Amparo na sessão ordinária de 6/2/1890: “Carta de Farmacêutico passada a Josué Emídio Vasco de Toledo pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro” (Atas, 7:47v) Em 1892 exerceu o cargo de vereador, convocado como suplente (Atas, 9:58/59). Josué casou-se com Olívia de Campos Toledo, filha de Ana da Silveira e de Manuel Maximiano de Toledo, com vasta geração fora do Amparo (Notas da família Vasco de Toledo, elaboradas pelo Dr. José Maurício de Toledo Murgel, que utilizamos para complementar estas informações)

6 – Dr. José Felipe de Toledo e sua mulher D. Maria Nazareth Ornelas de Toledo, moradores em Amparo. Foi cidadão atuante e ativo, envolvendo-se em várias iniciativas empresriais e públicas; assim, na sessão ordinária de 28/2/1891 foi apresentado à Câmara um requerimento pedindo privilégio para iluminação a gás, pleiteado por Tito Martins Ferreira e José Felipe de Toledo (Atas, 7:138v).

7 – Dr. Francisco de Assis Vasco de Toledo, médico formado pela Faculdade do Rio de Janeiro, de tradicional família paraibana, natural da vila de Pilar, onde nasceu a 4/6/1866, e que se radicou em Amparo, onde foi dono da Fazenda Cascata; faleceu em 12/4/1949 em Amparo. Foi casado com

Hilda, filha de Francisco Tristão da Silveira, o famoso abolicionista, nascido em 1853, e de Ana Clara, filha do capitão Francisco José Gonçalves. Dr. Vasco e Hilda foram pais de:

7.1 – Dr. Demétrio Vasco de Toledo, médico, casado com D. Elisa de Arruda Toledo; pais de:

7.1.1 – Francisco de Assis Vasco de Toledo, economista, fiscal da Secretaria da Fazenda de São Paulo, casado com Maria Dulce Pimentel de Sousa Leite, filha do Dr. Raul de Sousa Leite e de Maria Efigênia Pimentel de Sousa Leite; pais de:

7.1.1.1 – Marcelo Leite Vasco de Toledo, casado em 1983 com Roseli Conde Vasco de Toledo, filha de Nelson Gouveia Conde e Olívia Theodoro Gouveia Conde, são pais de:

7.1.1.1.1 – Maria Luiza Vasco de Toledo, enfermeira, nascida em 1984;

7.1.1.1.2 – Maria Izabel Vasco de Toledo, advogada, nascida em 1987;

7.1.1.1.3 – Marina Vasco de Toledo, nutricionista, nascida em 1989;

7.1.1.2 – Elisa Toledo de Mesquita Sampaio, casada com Ricardo de Mesquita Sampaio, filho de Paulo Afonso de Mesquita Sampaio e Zilda Pontes de Mesquita Sampaio;

7.1.1.3 – Roberto Leite Vasco de Toledo, casado com Heloísa Mesquita Vasco de Toledo;

7.1.2 – Hilda de Arruda Toledo, professora de Educação; solteira;

7.1.3 – Demétrio Vasco de Toledo Filho, engenheiro agrônomo, casado com Maria do Carmo Macedo Soares Vasco de Toledo.

7.1.4 – Maria Luzia Toledo Pinto Ferraz, a “Katucha”, casada com José Rubens Pinto Ferraz, filho de Rubens Duarte Pinto Ferraz e Maria José de Moraes Pinto Ferraz;

7.1.5 – Maria da Glória Toledo Meira, casada com Sérgio de Oliveira Meira;

7.2 – Cinira Toledo Murgel, casada com Armando Drummond Murgel, já falecidos, pais de:

7.2.1 – José Maurício de Toledo Murgel, casado com Maria Aparecida de Toledo Arruda Murgel, filha do Dr. Jonas de Toledo Arruda e de Carolina Fraga de Toledo Arruda;

7.3 – Odete Vasco de Toledo, solteira, falecida;

7.4 – Vasco Henrique de Toledo, casado com Corina dela Santina, já falecidos, pais de:

7.4.1`- José Roberto, falecido solteiro;

7.4.2 – Sérgio Vasco de Toledo, engenheiro agrônomo, falecido, foi casado com Berenice Henrique;

7.4.3 – Jorge Eduardo Vasco de Toledo, cirurgião-dentista, casado com Aparecida Coselli;

7.4.4 – Francisco Vasco de Toledo, casado com Thebes Henrique, filha de Áureo Henrique.

3 – Ana Gabriela de Campos Toledo (que Silva Leme chama de Ana da Silveira), estava viúva em 1895 de Manuel Maximiano de Toledo, filho de José Bonifácio de Toledo e de Catarina Galeana Salinas, de quem tivera:

3.1 – Olívia de Campos Toledo

3.2 – Herculano de Campos Toledo

3.3 – Cassiano de Campos Toledo

3.4 – Ana de Toledo Rangel, casada com Antônio Rangel.

4 – Jacinto, com 12 anos em 1867, faleceu solteiro

5 – Maria (Eulalia, segundo Silva Leme), com 9 anos em 1867, casou com Joaquim Augusto Araujo Campos, capitalista no Amparo, filho do capitão Francisco José  Gonçalves e de Úrsula Iria de Campos.

6 – Aureliano da Silveira Campos, casado com Rita de Camargo Campos.

7 – Maria da Conceição Silveira de Matos, com 3 anos em 1867, casou depois com Manuel de Matos Azevedo.

 

Obs.: conteúdo atualizado em 14/10/2021.

Comments are closed.